3 dicas para melhorar sua gestão de leads

3 dicas para melhorar sua gestão de leads

A gestão de leads é todo o fluxo de atividades para acompanhar um novo prospect pela jornada de compra, identificando em que estágio do funil de vendas ele se ele está e se ele está dentro do perfil da persona do seu negócio.

Para atingir uma estratégia bem definida e fazer uma gestão de leads da melhor maneia possível, o processo deve passar tanto pela equipe de marketing quanto pela equipe de vendas.

Uma boa estratégia deve priorizar os leads mais propensos à compra para então nutrir aqueles que realmente possuem interesse no seu produto ou serviço. Confira a seguir 3 dicas para melhorar sua gestão de marketing e gerar mais leads:

1 – Defina os critérios de qualificação

Definir o perfil do que seria um lead qualificado é essencial para o time de vendas conquistar bons resultados. Esses critérios dependem da realidade de sua empresa, produto e objetivo que sua estratégia busca alcançar. Dessa forma, a equipe de marketing sabe exatamente quem deve ser repassado à equipe comercial e quem deve ser nutrido para avançar no funil de venda antes que um vendedor o atenda.

2 – Priorize os leads certos

Crie um ranking de classificação dos leads considerando quais são os mais “quentes” e mais “frios”. Essa tática é importante para direcionar o foco do time comercial naqueles leads com maiores chances de conversão, possuindo um potencial de compra muito maior.

3 – Construa um fluxo de atividades

Após a definição dos critérios de qualificação e rankeamento de leads, é preciso construir um fluxo de atividades para que todas as operações ocorram de forma fluida e sem dores de cabeça. Dessa forma, o time de marketing saberá o passo a passo de nutrição de cada novo lead, de acordo com seu estágio no funil de vendas, e o time de vendas estará pronto para converter um lead quente em um novo cliente.