A arte do pós-venda

A arte do pós-venda

Como reter seus clientes e gerar mais lucro

 

O pós-venda nada mais é do que o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço, e quando praticado da maneira correta, a possibilidade de desenvolver novos negócios com o mesmo cliente é muito maior.

Para fidelizar seus clientes e gerar ainda mais lucro para sua empresa, separamos para você 5 dicas indispensáveis para acrescentar em suas vendas:

  • Cumpra com o prometido e mantenha seu cliente informado

Fique atento ao padrão de qualidade exigido e aos prazos combinados com o cliente. É importante também, entregar o que foi requisitado, atentando-se à detalhes como embalagens, entrega e atendimento. Seja também um consultor no seu negócio: problemas com encomendas ou serviços devem ser informados ao cliente, podendo assim aconselhá-los a resolver da melhor forma possível para que possam aproveitar melhor suas aquisições.

  • Procure resolver o problema na primeira vez

Seu cliente não tem a intenção de adquirir um produto ou serviço para precisar entrar em contato novamente. Exceto em casos de recompra, o cliente deseja ter seu problema resolvido o mais rápido possível e sem estresse. É importante ouvir com atenção, ser assertivo e priorizar a solução da situação.

  • Promoções especiais e premiações de clientes antigos

Se o cliente escolhe frequentemente você para realizar suas compras, ele merece e ficaria lisonjeado com um incentivo de contrapartida: descontos especiais, vouchers, cupons de desconto ou brindes. Dessa forma, você poderá estreitar o relacionamento com o consumidor e fidelizar

  • Crie mecanismos de autoatendimento

Muitas vezes seu cliente pode resolver sozinho e com facilidade algum problema ou dúvida sobre a compra. Oferecendo serviços de autoatendimento como chatbots, guias de uso, tutoriais e fóruns que incluam a comunidade de compradores, o cliente pode por conta própria e rapidez solucionar uma dúvida, sem a necessidade de fazer uma ligação ou se locomover até a empresa.

  • Abordagem no fim da compra

Demonstrar atenção até mesmo após a compra ser efetuada é o que faz o cliente se sentir querido. É importante evitar que o cliente se sinta como se você só estivesse interessado na venda, sem se importar com a qualidade do produto. O pós-venda começa assim que você obtém a oportunidade de agradecer seu novo cliente, garantindo que suas expectativas foram alcançadas.

Se seus clientes ficaram satisfeitos com o atendimento e produto solicitado, a probabilidade de indicarem o seu serviço para conhecidos é muito maior. O pós-venda de qualidade é uma estratégia de baixo custo que possibilita ganhos mais concretos ao investir no relacionamento com o comprador, fazendo com que as chances dele virar um defensor da marca seja muito maior.