A diferença entre um e-commerce B2B e B2C

A diferença entre um e-commerce B2B e B2C

A diferença entre e-commerces B2B e B2C pode ser relevante para o cliente, porém, para gestores e profissionais da área, uma estratégia de marketing digital B2B é completamente diferente de uma B2C.

Tornando essencial que os profissionais entendam bem a sua persona para estratégias de atração e aquisição de clientes, os modelos de negócio B2B e B2C podem impactar significativamente nas estratégias de um e-commerce.

Para aperfeiçoar a experiência dos clientes compreendendo melhor as peculiaridades de cada tipo de loja virtual, confira a seguir a diferença entre estes dois modelos de negócio:

A sigla B2B é utilizada para descrever as relações Business to Business, entre empresas. Já a B2C define as interações entre Business to Customer, da empresa para o cliente final. Baseando-se nisso, a aquisição realizada por um cliente no B2C é voltada para a satisfação das necessidades individuais, sendo seus desejos e interesses pessoais que definirão a compra.

No modelo de negócio B2B, a compra pode até ser conduzida por um único funcionário do setor de compras, porém, não serão seus interesses e necessidades que definirão a negociação, e sim, a demanda que a empresa possui. Essa é uma reflexão que leva a um dos pontos-chave da gestão de e-commerces: a audiência, e com ela, os influenciadores da tomada de decisão de compra.

Em ambos modelos de negócio online, uma estratégia muito eficiente é promover a sensação de pertencimento ao cliente, porém, além dela, é necessário que o conhecimento seja compartilhado para que possuam cada vez mais certeza sobre suas aquisições.