Como lidar com objeções no pós-venda

Como lidar com objeções no pós-venda

É muito comum levantarmos questões como qual a estratégia ideal para que seu cliente conheça seu produto ou serviço e o utilize da melhor forma possível para ter sucesso com ele. Para resolver esse tipo de questão, muitas empresas desenvolvem processos internos de pós-venda ou setores específicos para atender os clientes assim que eles chegam à organização.

Dedicar seu tempo e dar uma atenção especial para clientes durante este período de compra pode ser muito estratégico para seu negócio. Tudo isso levará o consumidor a ver valor no que foi comprado e consequentemente, permanecer com você por mais tempo.

Entretanto, realizar o processo de onboarding ou pós-venda pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, confira a seguir 5 dicas para lidar com objeções no pós-venda:

1 – Aprenda a escutar seu cliente

Sendo o primeiro passo para ter sucesso ao lidar com uma objeção, ouvir o que o cliente tem à dizer é uma forma de investigar a fundo o que será repassado. Durante este processo, o próprio cliente consegue entender melhor do problema relatado e da solução que sua empresa está oferecendo, percebendo até por vezes, que o problema não é tão grande quanto parece.

2 – Demonstre empatia

Coloque-se no lugar do cliente: demonstrar empatia é essencial quando surge uma objeção, principalmente quando o cliente relata um problema ou dificuldade que teve em relação à utilização do seu produto ou serviço.

Se esta é a primeira vez que seu cliente está interagindo com o que sua empresa oferece, é comum que existam dificuldades de adaptação de ambas as partes. Por isso, é essencial você deixar isto claro para que ele saiba que esse tipo de problema e dificuldade é comum nesta fase.

3 – Entenda o real motivo da objeção

Com palavras perguntas simples com as palavras de comando “por que”, “como” e “qual” é possível se aprofundar e entender os reais motivos para aquela objeção e qual necessidade do seu cliente não está sendo resolvida.

Na maioria dos casos, você conseguirá diagnosticar por meio destas perguntas, que o verdadeiro motivo dele ter reprovado sua consultoria é porque na fase de demonstração de resultados não foi apresentado o que ele realmente gostaria de ver.

4 – Apresente uma solução

Estude qual a melhor solução para seu cliente e lembre-se de validar com ele se isso realmente suprirá todas as suas necessidades. É importante também deixa-lo à vontade para dizer “não” caso acredite que sua solução não resolverá o problema apontado.

5 – Aprenda com as objeções

Otimize seu setor de pós-venda e analise a fundo as objeções relacionadas ao seu produto ou serviço ofertado, lembrando-se de documentar todo o processo para que o tratamento dos próximos clientes seja personalizado e eficiente.