Como segmentar uma campanha de e-mail marketing?

Como segmentar uma campanha de e-mail marketing?

Segmentar sua audiência é fundamental para enviar mensagens que são realmente do interesse do seu público e aumentar suas chances de conversão. Contando com um custo acessível, eficiência e totalmente customizável, o e-mail marketing é capaz de ajudar sua empresa a entrar em contato direto com milhares de clientes e compartilhar novidades, promoções e conteúdo relevantes do seu segmento.

Porém, com cada e-mail, você se comunica com uma parcela do seu público em particular, e para que essa interação seja proveitosa, é necessário segmentar suas campanhas. Confira a seguir 3 dicas para fazer isso de forma eficiente:

1 – Colete informações do seu público

Uma das etapas mais importantes para uma campanha de e-mail marketing bem sucedida é a coleta de informações dos contatos para poder classifica-los de acordo com o grupo pertencente. Primeiramente, é necessário que a pessoa autorize o recebimento de e-mails, e seus dados fornecidos na hora do cadastro podem ser cruciais para a estratégia. A dica é: escolha atentamente os campos a serem preenchidos para que isso possa ser usado de forma inteligente, sem ser invasivo com seu público.

2 – Interesse comum

Defina seus grupos e junte os e-mails de consumidores que possuem interesse comum. Se você é da área do e-commerce, junte os que adquiriram os mesmos produtos e serviços, por exemplo. Isso ajudará sua empresa a criar campanhas segmentadas no futuro, além de conhecer seu público mais de perto.

3 – Revise os contatos ativos

Segmentar seu mailing é uma atividade continua, e a partir do momento que você decide segregar seus cadastros em grupos distintos, isso deverá ter uma manutenção constante para que você avalie suas respostas, quem abriu a mensagem, quem clicou no link, quem seguiu o call to action e quem está apto para finalizar uma compra.

Para uma campanha de e-mail marketing bem sucedida, conte também com ajuda de um profissional da área do marketing digital e gere mais leads investindo em uma boa estratégia. Clique aqui e deixe seu contato!