Construindo um funil de vendas para loja de veículos

Construindo um funil de vendas para loja de veículos

Sendo uma ferramenta com grande potencial de conduzir seus clientes durante o momento da compra, o funil de vendas para loja de veículos pode ser feito por meio da utilização das redes sociais, blogs, sites ou anúncios, auxiliando os clientes em potencial, que possuem interesse em seu produto ou serviço, finalizarem a compra.

Para construir um funil bem estruturado e ter sucesso em suas vendas,  é necessário entender as quatro fases deste processo, sendo elas a prospecção, amadurecimento, negociação e vendas.

Quais são cada etapa do funil de vendas?

  • Atração

Como a primeira impressão é a que fica, nessa etapa é necessário pensar em maneiras de chamar a atenção das pessoas que possam vir a ter interesse no veículo vendido em sua loja.   Tratando-se da venda de carros, a prospecção pode ser feita através de posts em blog falando seu segmento por exemplo. Nessa fase, é muito importante investir na qualidade visual, conteúdo e até mesmo atendimento para que o cliente se sinta a vontade de deixar seus dados em sua plataforma, iniciando o processo da nutrição de leads.

  • Interesse

Amadurecendo o processo de compra,  essa fase é uma ótima oportunidade para apresentar ao cliente os benefícios que ele irá obter com a nova aquisição. É importante acompanhar constantemente este processo, mostrando que você está junto com o cliente e disponível para esclarecer qualquer tipo de dúvida que possa surgir, como por exemplo, apresentando ao cliente os modelos mais adequados às suas necessidades.

  • Consideração

Nessa fase, é necessário que o vendedor esteja pronto para enfrentar questionamentos sobre preços, características do veículo, benefícios e qualquer outro tipo de dúvida, pois o ciente está em um momento decisivo.

  • Conversão

Na etapa final do funil de vendas, é importante planejar e comunicar sua entrega, alinhando as expectativas do cliente com a empresa.  Sendo bem executadas todas as etapas, a venda pode acontecer de maneira natural, sem a necessidade de insistência.

Segundo o blog Revenda Mais a chave do sucesso é ter certeza de que o cliente foi bem atendido e recebeu todas as orientações sobre o veículo que deseja comprar e como uma cereja do bolo, um grande diferencial é oferecer uma condição especial de pagamento ou desconto, auxiliando o cliente a tomar a decisão e escolher a sua marca.