Facebook planeja integração entre Messenger, Instagram e WhatsApp para troca de mensagens

Facebook planeja integração entre Messenger, Instagram e WhatsApp para troca de mensagens

Segundo informação divulgada pelo jornal The New York Times, o software criado para integrar as três redes sociais trabalhará para unificar a infraestrutura base de envio de mensagens, permitindo que os usuários cruzem informações entre um aplicativo e outro.

Com essa mudança, o usuário do Facebook poderá mandar uma mensagem criptografada diretamente para alguém que tenha conta apenas no WhatsApp. Atualmente, o único aplicativo que conta com a criptografia de ponta a ponta é o WhatsApp, que garante o sigilo entre os usuários e conteúdos enviados. Porém, como medida de segurança, Mark Zuckerberg exige que isso seja replicado em todas as redes.

Além do facilitar a troca de mensagens, o objetivo da atualização é aumentar o engajamento do público, que poderá resultar no aumento do leque de propagandas e de novas formas de ganhar dinheiro com as redes sociais.

De acordo com o The New York Times, a empresa ainda não definiu quais serãos as novas ofertas, mas está ciente que, com a atualização e combinação das plataformas, surgirão novas possibilidades de cobrar uma taxa dos usuários que desejam fazer daquele espaço uma forma de publicidade.

Esta integração poderá mudar a forma que os usuários utilizam de estratégias de marketing digital na plataforma, pois não será mais necessário iniciar a conversa com um consumidor em uma rede e ter de trocá-la para outro meio.

Após a nova atualização, todas as informações poderão ser repassadas, independente do aplicativo, garantindo agilidade e menor taxa de ocorrência de perda de informações no processo.

Mesmo não contando com uma data fixa de lançamento, essa mudança está prevista entre o final deste ano e início de 2020, e promete inovar a forma que os usuários trocam informações e são impactados por propagandas.