O fim dos likes: Instagram estuda esconder contagem de curtidas

O fim dos likes: Instagram estuda esconder contagem de curtidas

Após a conferência F8 2019, o Instagram revelou que está testando uma nova forma de exibir o número de likes na plataforma. De acordo com Jane M. Wong, desenvolvedora especializada em privacidade do usuário e engenharia reversa, a rede social estaria estudando a possibilidade de esconder a contagem de curtidas em fotos de usuários para seus seguidores. Dessa forma, apenas os autores das publicações teriam acesso a essa lista.

Qual seria ao objetivo por trás dessa mudança?

Segundo o The Verge, o objetivo principal dessa possível atualização é “retirar a pressão” de cima do usuário, fazendo com que o Instagram seja uma rede social para as pessoas se expressarem, e não um concurso de popularidade, deixando o ambiente menos competitivo.

Quando estará disponível?

O Facebook ainda não se manifestou sobre a data da alteração. No momento, os testes estão sendo conduzidos apenas por usuários selecionados no Canadá.

Como isso irá beneficiar o usuário?

Para grandes influenciadores e marcas, a atualização pode acabar sendo prejudicial. Se a atualização realmente vier à tona, será necessário estudar novas formas de gerar relatórios, por exemplo. Porém, para pequenos influenciadores, considerando que marcas interessadas em aparecer em seus perfis poderão investir em mais conteúdo de qualidade, podem ser beneficiados com essa mudança.

Quais outros recursos estão em fase de testes?

Durante o congresso, Adam Mosseri, líder do Instagram, anunciou que com o objetivo de combater o bullying nas redes sociais de fotos, outras possíveis ferramentas da plataforma entrarão em testes. Um dos recursos poderá “cutucar” o usuário quando ele estiver escrevendo algum tipo de mensagem ofensiva antes mesmo de postar o comentário. Outra novidade seria o “Away mode”, que permitirá o usuário a desativar todas as notificações e deixará a conta suspensa, sem a necessidade de deletá-la.

E você? O que achou dessa possível atualização do Instagram? Compartilhe com seus amigos e não se esqueça de deixar sua opinião!