O que é Benchmarking e como fazer

O que é Benchmarking e como fazer

Tendo como objetivo melhor as funções e processos de uma determinada empresa, o benchmarking é um processo de comparação de serviços, produtos e práticas empresariais, sendo um importante instrumento de gestão para realizar comparações às ações de cada empresa.

Além de encorajar as empresas a pensarem além de suas limitações, o benchmarking ajuda seu negócio a buscar fatores-chaves que aumentam sua competitividade.

No geral, o benchmarking, que significa “referência”, é uma análise profunda das estratégias e ações de empresas que atuam no mesmo setor que você ou até mesmo em segmentos relacionados. É a partir desta avaliação que sua empresa poderá utilizar referências para desenvolver estratégias e ações mais eficazes. Para isso, é necessário interpretar e mensur5ar corretamente os dados e resultados das campanhas da concorrência também.

Quais são os tipos de benchmarking para implementar em sua estratégia?

O benchmarking é dividido em 4 categorias: interno, competitivo, funcional e de cooperação.

  • Benchmarking Interno

Essa estratégia busca pelas melhores práticas adotadas dentro da própria empresa, como filiais-modelo e departamentos que desenvolvam metodologias inovadoras.

  • Benchmarking competitivo

Neste formato, o foco é a análise das práticas da concorrência visando sempre superá-las. Tendo em vista que as empresas não costumam “vazar” seus segredos à concorrência, essa é uma prática trabalhosa e a busca deve ser minuciosa.

  • Benchmarking funcional

No benchmarking funcional o que é comparado é o processo de trabalho entre organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes.

  • Benchmarking de cooperação

No formato de benchmarking de cooperação, duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações de seus processos internos.

Agora que você já aprendeu o que é benchmarking, que tal compartilhar com os amigos nas redes sociais e contar o que achou?