O que é Machine Learning e como aplica-lo em sua estratégia digital?

O que é Machine Learning e como aplica-lo em sua estratégia digital?

O machine learning é a capacidade dos computadores identificarem padrões em meio a milhares de dados e, a partir dessas informações, fazerem previsões com grande precisão.  Com um conceito baseado na ideia de que os equipamentos são capazes de aprender com os dados e reconhecer padrões, o machine learning é uma vertente da inteligência artificial.

À medida que o marketing se torna cada vez mais uma área precisa e dependente de dados para comprovar resultados, o machine learning vem conquistando seu espaço. Mas onde aplica-lo em sua estratégia digital? Confira a seguir!

  • Qualificação de leads

Graças à análise de dados e ao machine learning, a mensuração das contribuições do time de marketing no aumento da receita do cliente vem se tornando cada vez mais rápida.

Na qualificação de leads, essa inteligência ajuda a qualificar de forma muito precisa as listas de clientes e prospects, usando dados relevantes disponíveis online. Dessa forma, ela poderá construir um ideal customer profile (ICP), e a cada venda feita, os dados vão se atualizando, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas e ajudando os vendedores a economizarem tempo.

  • Chatbots

Utilizando o processamento de linguagem natural, os chatbots também desfrutam do machine learning para auxiliar um visitante em determinado site ou página. Os bots utilizam dos próprios dados de atendimento ao cliente para responder perguntas comuns e podem melhorar a qualidade de respostas ao longo do tempo.

  • Anúncios certeiros

Auxiliando na criação de anúncios personalizados e específicos para determinado público e usuário, o machine learning é capaz de interpretar quais combinações de anúncios fazem mais sentido para determinados perfis de clientes, através das informações que eles mesmos fornecem para a web.