Por que muitas empresas brasileiras falham em aproveitar o potencial do marketing digital?

Por que muitas empresas brasileiras falham em aproveitar o potencial do marketing digital?

Segundo pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, as empresas brasileiras ainda têm um baixo grau de maturidade em relação a ferramentas digitais. Apesar de 73% delas já adotarem alguma estratégia de marketing digital, ainda há um longo mercado a ser explorado. Mas o que tem impedido que essas companhias de realmente desfrutar dos benefícios de estratégias de marketing bem estruturadas?

Com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), o estudo apontou que as empresas brasileiras não tem sido eficientes em acompanhar a nova forma de consumo de informação da população. Apesar da população brasileira passar cerca de 9 horas acessando a internet por dia, um valor 50% maior do que nos Estados Unidos, 80% das empresas pesquisadas estão em estágios iniciais de maturidade e automação no marketing digital.

No ano de 2017, conforme dados divulgados pelo Ibope, 46% dos brasileiros conectados realizavam compras online e 55% pesquisavam sobre o produto e serviço antes de realizar a compra, e mesmo assim, a perda de vendas era reflexo do baixo investimento em marketing digital.

A perda de novas vendas está diretamente ligada a 3 fatores: pouco avanço em coleta de dados para processos de decisão, incapacidade de avaliação em investimentos e investimentos mal direcionados ou não segmentados.

Além de baixa movimentação em relação à coleta de dados próprios e dos leads, os avanços em automatização também são lentos. Apenas uma em cada 20 empresas automatizam suas ações de marketing totalmente.

Ainda que invistam em marketing digital, as empresas acabam falhando na análise de qual o efetivo resultado de suas estratégias. Segundo o estudo, a apenas 1% das empresas participantes da pesquisa conduzida pela McKinsey adotam as melhores práticas globais.

Quando falamos de investimentos mal direcionados, entendemos que os resultados positivos de estratégias de marketing digital não estão necessariamente relacionados a aumentar os investimentos, mas sim, à forma como esse dinheiro será gasto.

Para criar uma boa estratégia de marketing digital, é preciso ir mais fundo, além do foco em construção de marca e frequência de engajamento: é necessário uma constante análise de performance sobre as ações adotadas para gerar mais vendas e alcançar os objetivos desejados. Para isso, conte com a ajuda de um profissional da área. Quer saber como fazer sua empresa aproveitar o máximo potencial do marketing digital e conquistar mais clientes? Deixe seu contato CLICANDO AQUI!