Web Dev: A nova ferramenta do Google que o ajudará a conquistar um melhor rankeamento

Web Dev: A nova ferramenta do Google que o ajudará a conquistar um melhor rankeamento

O Google anunciou o lançamento de sua nova ferramenta, ainda em fase de testes, que realiza reports da performance do seu site de acordo com as melhores práticas da web.

Fazendo otimizações focadas em rankeamento, o Web Dev realiza auditorias em sites e o ajuda a performar melhor nas páginas do próprio buscador. Além de analisar o seu domínio, a ferramenta mostra os seus pontos fracos e fortes, além de dizer quais ações devem ser tomadas para otimizar seu site.

Focada em desenvolvedores, a ferramenta aponta principalmente melhorias técnicas para otimizar sua performance, o orientando a aplicar as praticas mais modernas da Web para seus sites e aplicativos.

Além de mostrar os números de desempenho, o Web Dev cria uma lista com os principais pontos de melhoria para seu site, definindo o nível de prioridade de cada ação e por fim, o ponto principal: a ferramenta indica um tutorial ensinando você a resolver aquele problema.

Baseando-se em 5 pilares, o Google analisa seu site, mostrando não apenas os erros, mas também seus pontos fortes. São eles:

  • Performance

A ferramenta realiza uma auditoria analisando as diferentes métricas e momentos de carregamento de uma página, indicando em quais momentos sua performance precisa ser otimizada.

  • PWA

Nesse pilar, o Google irá analisar como os aplicativos utilizados em seu site performam na Web, avaliando se seu PWA ser responsivo, atual e seguro, independente da conexão do usuário.

  • Melhores práticas

A ferramenta analisa desde Https ao uso correto de imagens, práticas que geralmente afetam diretamente o rankeamento de sue site no Google.

  • SEO

O Web Dev irá analisar desde a indexação até os códigos usados dentro do seu conteúdo, focando especialmente nos principais fatores que fazem que seu site seja encontrado pelo usuário.

  • Acessibilidade

Nessa etapa, a ferramenta analisa todos os fatores que possam evitar que os usuários consigam ter acesso ao seu conteúdo, indicando onde e como aperfeiçoá-lo.